Preparamos dicas exclusivas para você e também respondemos as dúvidas mais frequentes que recebemos. Confira e aproveite!
Existem vacinas para ajudar a prevenir muitas doenças que afetam os gatos. Vacinar é uma das maneiras mais fáceis de ajudá-lo a viver uma vida longa e saudável.
Sabemos que qualquer gato está sujeito a doenças virais e bactérias, por isso, é fundamental que o organismo do seu pet esteja preparado para se defender e garantir a manutenção da saúde e do bem estar dele. Fique de olho nas principais recomendações da UPA PET.
Quais são as Principais Vacinas para Gatos?
As vacinas para gatos obrigatórias mais importantes são a polivalente e antirrábica. A polivalente se divide em V3 (tríplice), V4 (quádrupla) e V5 (quíntupla). A diferença entre elas está na relação de doenças que são imunes e na proporção de antídotos.
Quais são as Principais Doenças Imunizadas?
As principais doenças combatidas pelas vacinas são a Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose e Leucemia.
Como funciona o Calendário de Vacinação para Gatos?
Se seu gato for filhote, o ideal é que a primeira dose da Polivalente seja aplicada por volta dos 60 dias de vida e a segunda dose aos 90 dias de vida.
A Antirrábica deve ser aplicada quando o gato estiver com 120 dias de vida, e deverá ser acompanhada da terceira dose da Polivalente. A eficácia das vacinas está diretamente relacionada com o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Evite que seu gatinho tenha contato social antes estar devidamente vacinado.
Há diferença no caso de Gatos Adultos?
É necessário sempre levar em consideração que o sistema imunológico de gatos filhotes ainda não está desenvolvido completamente, o que os torna mais frágeis e dependentes de mais cuidados nesta fase. No entanto, infelizmente sabemos que nem sempre isso é viável. Se você adotou um bichano já em fase adulta, leve ao Veterinário para saber se ele já tomou alguma dose das vacinas obrigatórias.
O profissional de saúde saberá avaliar essas e outras demandas do seu bichinho, inclusive se ele está apto para receber as vacinas necessárias.
Preparando o seu Pet para a Vacina
Da mesma maneira que ocorre com humanos, as vacinas só devem ser aplicadas se o seu gato estiver saudável e sem nenhum sintoma de indisposição, vermes ou doenças de qualquer tipo.
E os Efeitos Colaterais?
Também, da mesma forma que acontece conosco, os gatos podem apresentar algum efeito colateral pós vacina, portanto, mantenha-se atento(a), pois comportamentos atípicos devem ser levados em conta. Em caso de qualquer complicação procure seu médico veterinário.
A UPA PET conta com vacinas importadas de fornecedores reconhecidos internacionalmente e uma equipe de médicos veterinários experientes, nesse e em outros procedimentos. Em caso de mais dúvidas, procure nosso hospital e conte com aconselhamento profissional.