Blog Upa Pet
Início » Últimos Posts » Quando devo procurar um Neurologista Veterinário?

Quando devo procurar um Neurologista Veterinário?

Conheça os principais Sintomas, Exames e Tratamentos e saiba onde encontrar um Neurologista Veterinário no Rio de Janeiro. Acesse agora!

O Neurologista veterinário é o especialista que cuida do sistema nervoso dos animais, incluindo medula espinhal, cérebro, cerebelo, sistema nervoso periférico (nervos, fibras motoras e sensitivas) e tronco encefálico. 

Inflamações, distúrbios metabólicos, problemas vasculares ou lesões nesses locais podem afetar a movimentação do animal, já que eles são responsáveis por enviar os comandos do cérebro ao músculo, pela movimentação de órgãos e pela geração de diversos estímulos corporais.

O sistema nervoso de cães e gatos é muito sensível, ainda assim, o tratamento com um veterinário neurologista aumenta as chances de sucesso na regeneração das lesões, bem como ajuda a amenizar as consequências das doenças que são mais difíceis de regredir.

Assim como na maioria das doenças, o diagnóstico precoce é fator determinante para o sucesso do tratamento, por isso vamos falar mais sobre as principais patologias, os sintomas causados por problemas neurológicos e também te mostrar quando e como buscar ajuda profissional nesses casos. Leia mais!

Principais doenças neurológicas:

É possível classificar as patologias neurológicas em três tipos: neuropatias, miopatias e juncinopatias. Elas são localizadas em regiões distintas, possuem etiologias diferentes e as causas podem ser traumáticas, vasculares, hereditárias, infecciosas, neoplásicas ou metabólicas. Veja algumas das principais doenças:

  • Espondilomielopatia cervical: ela atinge a coluna e consiste na compressão da medula espinhal cervical, especialmente dos cães de grande porte entre 4 e 10 anos de idade. Raças como Doberman e Dog Alemão possuem predisposição a desenvolver a síndrome. Pode causar paralisia parcial ou completa de membros pélvicos e dificuldade de locomoção.  
  • Epilepsia: causa crises de convulsões repetitivas em intervalos regulares no animal afetado. Tem origem hereditária e costuma aparecer pela primeira vez entre 6 meses e 3 anos. Alguns sintomas podem preceder as crises epilépticas, como a salivação excessiva, vômitos, comportamento anormal e movimentos estereotipados.
  • Síndrome vestibular idiopática:  ocorre quando há alguma falha no funcionamento do sistema vestibular, afetando o equilíbrio e a orientação espacial do animal. É muito comum em animais idosos, podendo aparecer repentinamente. 
  • Hidrocefalia: acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano no sistema ventricular, gerando uma dilatação anormal em um ou os dois lados do cérebro. Ela pode ser congênita ou adquirida durante a vida. Algumas raças apresentam predisposição, como Yorkshire, Chihuahua, Maltês e Poodle.

Outros problemas neurológicos também podem afetar seu pet, por isso é necessário ficar atento aos sintomas e buscar ajuda veterinária caso perceba qualquer anormalidade. Veja a seguir alguns dos principais sintomas relacionados a patologias no sistema nervoso central.

Quais são os sintomas de problemas neurológicos?

  • Perda de Equilíbrio
  • Paralisia dos membros
  • Convulsões ou tremores
  • Dificuldade de locomoção
  • Alteração do comportamento
  • Sinais de Dores na coluna
  • Andar em círculos
  • Arrastar as patas para andar ou mancar
  • Distúrbios do sono
  • Quedas
  • Surdez ou cegueira súbita
  • Baixa tolerância a exercícios físicos
  • Dificuldade para respirar
  • Agressividade
  • Latir ou miar compulsivamente

Observou um ou mais sintomas em seu pet? Procure ajuda médica urgentemente. Diagnosticar as doenças neurológicas com rapidez melhora a efetividade do tratamento. Veja quais exames devem ser feitos para ajudar no diagnóstico!

Quais exames devo fazer para diagnosticar doenças neurológicas no meu pet?

Ao procurar um Veterinário especialista em Neurologia, ele vai analisar os sintomas e solicitar alguns exames para ajudar diagnosticar a patologia que está afetando seu cão ou gato. O profissional levará em conta as características do animal, o histórico clínico, os sintomas relatados e o estado de saúde atual.

Alguns dos principais exames são:

  • Eletroneuromiografia (ENMG): para avaliar a função dos nervos periféricos e músculos. Ele ajuda a identificar os distúrbios do sistema nervoso, sua localização e suas características.
  • Análise de Liquor ou liquidocefaloraquidiano (LCR): ele é muito usado para detectar meningites e tumores através da utilização de uma avaliação microbiológica, bioquímica e citológica. 
  • Mielografia: usado para identificar lesões na região da medula espinhal e feito por meio de contraste com o uso de tomografia ou raio- X.
  • Tomografia Computadorizada (TC): exame de imagem que permite avaliar a estrutura óssea e os órgãos. É feito com anestésico para imobilizar o pet durante o exame. 
  • Ressonância Magnética (RM): usado para visualizar a parte interna do animal, avaliando alterações químicas, físicas e comportamento das moléculas. Ideal para o diagnóstico de doenças compressivas ou neoplasias.

Quando buscar ajuda profissional?

É muito importante que você procure um Neurologista Veterinário assim que identificar qualquer sintoma ou alterações na movimentação ou no comportamento do seu cão ou gato. 

Diagnosticar a patologia precocemente contribui para o sucesso do tratamento. Lesões neurológicas são difíceis de regenerar, porém, quanto antes iniciar o tratamento, maiores são as chances. Além disso, para os animais que possuem patologias irreversíveis, é possível melhorar sua qualidade de vida e reduzir os impactos da doença, amenizar as dores e evitar a progressão dos sintomas. 

Se você mora no Rio de Janeiro e está buscando um especialista em Neurologia Animal, conheça os serviços da UPA PET. Nossos profissionais são altamente qualificados, oferecem atendimento completo e você ainda tem acesso à estrutura de um hospital veterinário moderno para realização de exames e procedimentos. Tudo isso a preço popular!

Não espere a doença progredir e os sintomas aumentarem. O tempo é precioso para cuidar da vida do seu animal de estimação! Entre em contato e saiba mais! 

Acompanhe nossas redes sociais

Seja um tutor herói e saiba como promover uma excelente qualidade de vida para o seu Pet.