Piometra é basicamente uma infecção que se desenvolve no útero das fêmeas que, normalmente, já atingiram maturidade sexual – por volta dos 5 anos de idade.
Por mais clichê que pareça, prevenir é sempre a melhor solução. A castração é a melhor forma de prevenção de Piometra.
Como acontece?
A Piometra ocorre por meio de uma alteração metabólica da progesterona. Os níveis do hormônio progesterona se elevam a cada cio da fêmea, a fim de preparar o útero para receber uma possível gravidez. Durante a vida do animal, esse ciclo se repete várias vezes, gerando um aumento da espessura das paredes uterinas. Quando não há uma gravidez, esse processo favorece o surgimento de quistos e infecções bacterianas.
Quais os Principais Sintomas?
- Febre
- Indisposição
- Falta de apetite
- Aumento de urina e coloração mais escura
- Em casos mais graves, insuficiência renal, choque e septicemia
- Se a Piometra for aberta, é possível que haja secreção com mau cheiro ou sangue
Como prevenir e tratar?
Por mais clichê que pareça, prevenir é sempre a melhor solução. A castração é a melhor forma de prevenção de Piometra. Também é recomendado evitar o uso de anticonceptivos, porque eles favorecem o surgimento da doença.
Estar atento (a) a qualquer sinal de comportamentos atípicos e visitar com regularidade médicos veterinários de confiança, que vão assegurar diagnósticos e tratamentos o mais cedo possível.
Geralmente o tratamento é cirúrgico e implica na remoção do útero e ovários, além do uso de antibióticos e medicamentos recomendados pelo médico veterinário cirurgião.
Na UPA PET contamos com uma equipe clínica de médicos veterinários de plantão 24h por dia, todos os dias, tanto para atender emergências, quanto para atender em consultas de rotina. Procure nosso hospital ou agende uma consulta pelo nosso site ou telefone.