Blog Upa Pet
hemodialise-caes-gatos
Início » Últimos Posts » Hemodiálise em cães e gatos: tudo sobre o tratamento.

Hemodiálise em cães e gatos: tudo sobre o tratamento.

Hemodiálise veterinária popular, agora é possível na UPA Pet.

Você já ouviu falar em hemodiálise veterinária? Esse tipo de tratamento é adotado em animais que apresentam alterações graves nas funções dos rins, dificultando na hora de filtrar o sangue e eliminar as substâncias que podem ser tóxicas. As doenças mais comuns são a insuficiência renal e a doença renal crônica. 

A hemodiálise tem como objetivo controlar o quadro clínico do paciente e melhorar sua qualidade de vida, mas não é um tratamento de cura. Veja quais pets estão aptos a receber o tratamento e quais seus efeitos.

Quais animais podem fazer hemodiálise?

Alguns critérios são levados em consideração na hora de definir qual cão ou gato pode passar pelo tratamento. É necessário fazer exames prévios para avaliação do estado de saúde do animal, além disso, ele precisa pesar mais de 3kg e apresentar taxas renais superiores a 100mg/dl de uréia e 3mg/dl de creatinina. 

A melhor forma de saber se o seu pet está em condições de realizar o tratamento é procurando um profissional especialista para avaliar e fazer o diagnóstico. Para moradores do Rio de Janeiro, a UPA PET possui equipe especializada e realiza as sessões de hemodiálise no próprio hospital a preço popular. Saiba mais clicando aqui

Como funciona o procedimento?

Uma máquina é utilizada para substituir temporariamente a função dos rins. É necessário colocar um cateter venoso central fixado na veia jugular. O cateter fica conectado à máquina através de um equipo, por onde vai circular o sangue do animal para ser filtrado.

A colocação do cateter pode exigir sedação, dependendo do animal. O animal coloca o cateter e fica com ele até o fim do protocolo, sendo importante supervisionar para que o objeto não seja arrancado, por essa razão indicamos a internação para o procedimento.

As sessões não oferecem desconforto ao pet e podem demorar de 1 a 3 horas. Nesse período, a maioria dos animais acabam dormindo e não sentem nenhuma dor. A quantidade de sessões depende de cada caso e deve ser prescrita por um médico veterinário especialista em Nefrologia.

Existe algum risco ao realizar hemodiálise em pets?

Na grande maioria dos casos, o tratamento não causa nenhum problema ao animal. Como em todos os procedimentos, existem sim riscos de intercorrências durante ou após as sessões, mas são muito baixas. Algumas das complicações que podem ocorrer são: baixar a pressão arterial, distúrbios neurológicos, formação de trombos, hemorragia, anemias e reações alérgicas. 

A realização dos exames prévios e intermediários, assim como o acompanhamento de uma equipe especializada e experiente, é essencial para evitar esses riscos. 

Hemodiálise a preço popular

Apesar de ser um tratamento necessário, muitas pessoas acabam não fazendo por causa dos custos com os exames e com as sessões. Pensando nisso, a UPA PET passou a disponibilizar o tratamento com uma megaestrutura a preço popular na cidade do Rio de Janeiro, fazendo com que seja mais acessível aos tutores oferecer o tratamento adequado aos seus pets que sofrem de doenças renais.

As sessões são realizadas com equipamentos modernos, de alta qualidade, uma equipe com veterinários e técnicos especializados e toda a estrutura de exames e internação.

Atualmente, o serviço é disponibilizado na unidade de Copacabana. Entre em contato para saber mais!

Acompanhe nossas redes sociais

Seja um tutor herói e saiba como promover uma excelente qualidade de vida para o seu Pet.