Blog Upa Pet
Vacinação Cão
Início » Page layout 5 » Entenda como deve ser feita a vacinação do seu cão

Entenda como deve ser feita a vacinação do seu cão

Vacinação Canina é um tema que gera muitas dúvidas em quem ama e se preocupa com seu pet. Pensando nisso, respondemos as perguntas mais frequentes que recebemos. Confira e aproveite nossas dicas!

Por que é tão importante vacinar?

A vacinação é muito importante e deve ser levada a sério porque permite o processo de imunização do animal de estimação. A função da vacina é promover a saúde, evitando o contágio de uma gama de doenças causadas por vírus que colocam em risco o bem-estar e a saúde do animal.

Vacinar é uma das maneiras mais fáceis de ajudá-lo a viver uma vida longa e saudável.

Quem deve aplicar?

Antes de mais nada, é fundamental lembrar que a vacinação, doses e intervalos, devem ficar a critério do médico veterinário, pois pode variar de acordo com o tamanho, a raça, a idade e o local em que o cão vive. Há, porém, algumas vacinas obrigatórias em qualquer esquema de vacinação – é o caso da antirrábica e das vacinas múltiplas (V8 ou V10).

Quando começar a aplicar?

Não é recomendado vacinar filhotes com menos de 45 dias de vida, salvo os casos em que a cadela que deu a luz não tenha recebido nenhuma vacina. Esse é um dos fatores pelos quais é indicado que só se adquira um filhote a partir de 2 a 3 meses de vida, já vacinado com pelo menos duas doses da V8 ou V10.

Quais são as principais vacinas e patologias que elas previnem?

Na tabela abaixo, estão as principais vacinas que devem ser aplicadas em seu pet. O ideal é que sejam iniciadas a partir dos 60 dias de vida do animal, com intervalo de 21 dias entre elas:

Tabela de vacinação para cães

Depois do primeiro ano, o animal é vacinado anualmente com uma dose de cada vacina – V8 ou V10. Atenção a Carteira de Vacinação para não perder o prazo!

Perdi o prazo ou não sei quais vacinas meu cão tomou

Os filhotes que ainda não foram vacinados não devem ser levados para passear ou interagir com outros animais. Em casos de cães adotados ou resgatados, geralmente seu histórico de vacina é desconhecido, ou em casos em que não foi possível vacinar no prazo, os cães devem receber duas doses da vacina múltipla (com intervalo de 21 dias entre elas) e uma dose da vacina antirrábica.

A UPA PET conta com vacinas importadas de fornecedores reconhecidos internacionalmente e uma equipe de médicos veterinários experientes, nesse e em outros procedimentos. Em caso de mais dúvidas, procure nosso hospital e conte com aconselhamento profissional.

Acompanhe nossas redes sociais

Seja um tutor herói e saiba como promover uma excelente qualidade de vida para o seu Pet.