Blog Upa Pet
Início » Últimos Posts » Doença do Carrapato em Cães

Doença do Carrapato em Cães

Você conhece os riscos que os carrapatos podem trazer para os cães? A Doença do Carrapato ataca as células de defesa do corpo, afeta órgãos importantes e pode ser fatal. 

Quando falamos em “doença do carrapato”, estamos nos referindo a dois tipos de infecção:

  1. Erliquiose, causada pela ehrlichia (bactéria): ataca o sistema de defesa do cachorro (os glóbulos brancos), destruindo as plaquetas responsáveis por coagular o sangue e impedindo a produção de novas células. 
  2. Babesiose, causada pela babesia (protozoário): ataca os glóbulos vermelhos, responsáveis pela circulação de oxigênio no sangue.

Ambas são transmitidas pelo Carrapato Rhipicephalus sanguineus, conhecido como “carrapato marrom” e muito encontrado nas grandes cidades. Ele suga o sangue do hospedeiro como forma de sobrevivência, é nesse momento que pode ocorrer a transmissão. Em casos mais raros, também pode ocorrer ao realizar a transfusão de sangue de um animal contaminado para um saudável.

Sintomas

Nem sempre é muito fácil identificar os sintomas da doença do carrapato. Muitos tutores notam a mudança de comportamento do animal, mas acabam não atribuindo a problemas de saúde. No entanto, ficar mais recluso, estranho, triste ou depressivo é um dos primeiros sinais que o pet apresenta.

Outros sintomas muito comuns são:

  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Sangramento em alguns pontos da pele;
  • Quadros de anemia.
  • Pouca urina ou urina muito escura.
  • Mucosas amarelas.
  • Perda de peso.
  • Convulsões.

Os sintomas podem se manifestar de forma mais leve ou intensa dependendo da fase em que a doença está. Por isso, o quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances do tratamento surtir efeito positivo.

Diagnóstico

Ao notar qualquer diferença no comportamento ou no estado de saúde do seu animal, é necessário levá-lo ao veterinário. O profissional realizará os exames laboratoriais necessários e, junto com o histórico clínico do seu pet, poderá identificar se ele está ou não contaminado com a doença do carrapato.

Os exames de sangue ajudam a identificar o quanto a doença já avançou e as alterações provocadas, como a anemia. Conforme já mencionado, a identificação da doença em estágios iniciais é muito importante para o tratamento.

Tratamento

Apesar de muita gente achar que não, a doença do carrapato tem cura sim e pode ser tratada independente da fase em que esteja. 

Em casos leves ou moderados, o tratamento é feito com a prescrição de antibióticos, durando em torno de 3 a 8 semanas de acordo com cada caso.

Em situações onde a anemia é mais intensa, é necessário realizar a transfusão de sangue. Quanto mais você demorar para diagnosticar o animal e iniciar o tratamento, maiores as chances do parasita se instalar na medula óssea do cão, fazendo com que ele se torne permanentemente infectado.

Prevenção

Nós sempre gostamos de lembrar: prevenir é sempre melhor do que tratar! Infelizmente, não existe vacina contra a doença do carrapato, mas alguns cuidados ajudam a evitar o contato com o parasita.

  • Utilizar produtos contra ectoparasitas (comprimidos, coleiras, sprays ou pipetas).
  • Desinfetar frequentemente o ambiente onde o pet vive.
  • Evitar que o pet passeie em gramas altas, matos ou locais desconhecidos.
  • Evitar que o pet tenha contato com animais desconhecidos.
  • Ao voltar do passeio, sempre checar o corpo do animal (patas, orelhas, virilhas e axilas, principalmente).

Caso encontre qualquer carrapato no seu animal ou no ambiente em que vocês vivem, procure imediatamente um hospital veterinário para um profissional examinar e fornecer as orientações necessárias.

Fique sempre atento ao comportamento do seu pet. Ao notar qualquer mudança brusca ou sintoma, procure a UPA PET mais perto de você. Estamos disponíveis 24 horas por dia, com os melhores profissionais e estrutura completa para a realização de exames.

Conte conosco!

Acompanhe nossas redes sociais

Seja um tutor herói e saiba como promover uma excelente qualidade de vida para o seu Pet.