Blog Upa Pet
Enriquecimento ambiental para cães e gatos.
Início » Page layout 5 » Enriquecimento ambiental para cães e gatos. O que é e como fazer?

Enriquecimento ambiental para cães e gatos. O que é e como fazer?

Vamos descobrir o que é o enriquecimento ambiental e como você pode realizá-lo em sua casa? É uma prática fundamental para o bom desenvolvimento e para o bem-estar de cães e gatos.

Hoje em dia, os cães e os gatos fazem parte da família dos humanos e são considerados como filhos de quatro patas. Com a domesticação, os pets foram ficando cada vez mais habituados com suas casas e algumas de suas atividades e de suas habilidades primitivas foram ficando menos “aguçadas”. 

Os pais de pets estão sempre buscando o conforto necessário para que seus filhotes tenham longevidade e bem-estar mesmo dentro de casa. Em tempos de Covid-19, por conta do isolamento, muitas atividades que antes eram feitas ao ar livre tiveram que ser suspensas. Por isso, o enriquecimento ambiental se torna ainda mais importante.

Mas afinal, o que é o enriquecimento ambiental?

Uma das maneiras de aumentar a qualidade de vida dos pets e promover atividades em casa é utilizar técnicas que permitam a interação do pet com determinado objeto. Desse modo, o seu bichinho ficará entretido com atividades que irão estimular o seu olfato e a sua audição, por exemplo.

O enriquecimento ambiental é uma prática que consiste em adaptar o ambiente doméstico para que cães e gatos possam interagir de forma saudável enquanto você não estiver em casa, por exemplo.

Os pets costumam ficar muito estressados quando passam muito tempo dentro de casa, especialmente, cães que possuem muita energia. Por isso, tão importante quanto ter água e ração sempre fresquinhas, os pets necessitam de estímulos para desenvolver suas habilidades, como: correr, caçar, brincar, pular, morder etc. 

O enriquecimento ambiental é uma prática que consiste em adaptar o ambiente doméstico para que cães e gatos possam interagir de forma saudável enquanto você não estiver em casa, por exemplo. Assim, evita que eles realizem atividades que possam machucá-los ou destruir algum objeto da casa. 

Existem atividades que você pode proporcionar para os seus pets sem gastar muito para isso, tornando o lar aconchegante e seguro para você e para os peludos. 

Veja as dicas que preparamos para você ficar por dentro de como enriquecer o ambiente para  o seu cão ou para o seu gato.

Dicas de brincadeiras para fazer com o seu cãozinho:

Jogo da toalha: Essa é uma atividade que você pode realizar com o seu cãozinho e o nível de dificuldade dela é baixa e segura. Escolha uma toalha ou um pano limpo e espalhe ração ou petiscos por toda ela, depois você pode enrolar toda a toalha e chamar o cachorro doguinho para brincar. A diversão é garantida, porque a recompensa é ótima.  

Jogo do Sedex: Essa também é uma brincadeira que ajuda a entreter o seu cão e, no final, ele ainda receberá uma recompensa. É assim: escolha uma caixa e coloque ração ou petiscos dentro dela, chame o cãozinho e entregue para que ele descubra o que há na embalagem, é como abrir uma caixa daquele pedido tão esperado que acabou de chegar.

Se o seu cachorro tiver habilidades em abrir caixas, você pode utilizar uma caixa dentro da outra e até lacrá-la com durex, assim o nível de dificuldade aumenta e o seu doguinho poderá ficar ainda mais entretido, além, é claro, da incrível recompensa no final. 

Caça ao tesouro: No Natal, as crianças adoram procurar brinquedos que os adultos escondem pela casa, é uma diversão sem fim. Você pode realizar uma brincadeira de caça ao tesouro para os seus cães também, é bem simples e eles irão amar. 

Coloque os cachorros em um cômodo da casa, de preferência em um lugar em que eles não te veja. Após isso, esconda os petiscos ou as frutas em objetos espalhados pela casa. Por exemplo, você pode esconder os petiscos dentro de um sapato, atrás do travesseiro,  e deixar que seu cãozinho procure por ele. 

A dica aqui é que você não esconda o petisco em lugares que você não quer que seu cãozinho esteja, pois pode ser que no futuro ele vá até esse local procurar petiscos. Depois que os petiscos ou as frutinhas estiverem escondidas, chame os doguinhos para a diversão, eles irão amar.

Dicas de brinquedos para ajudar na distração:

Petiscos em cubos: Já pensou em preparar cubinhos de gelo com petiscos dentro? Você pode optar por congelar petiscos ou frutas na forminha de gelo ou em outro recipiente. A ideia é que seu pet fique entretido ao lamber o cubinho de gelo e no final comer o petisco ou a fruta. É um mimo perfeito para os dias quentes e ensolarados. 

Não esqueça que não são todas as frutas que os pets podem comer, tudo bem? Neste artigo, que publicamos anteriormente aqui em nosso blog, você confere quais os alimentos são proibidos para cães e gatos. Se você ainda não conferiu, clique aqui para saber mais e já aproveita para preparar o cubinho com a fruta ideal para o seu cãozinho ou para o seu gatinho. 

Brinquedos recheados: Os cães amam correr atrás de uma bolinha ou adoram uma garrafa pet, não é mesmo? Para tornar essa brincadeira ainda melhor, você pode optar por bolinhas que são recheáveis, elas são fáceis de encontrar em lojas de produtos para pets e você pode colocar ração dentro delas e jogar para que seu cãozinho possa buscá-las. É uma excelente atividade e eles adoram a recompensa. 

Outro dica é adaptar a garrafa pet para que seu cão possa brincar com ela. Você pode fazer pequenos furos por toda a garrafa e colocar ração e petiscos dentro dela. Em seguida, chame seu cachorro para brincar e deixe-o liberar a ração de dentro da garrafa. Vai mantê-lo superentretido e ainda vai ajudar na mordida, ali o cãozinho poderá desestressar. 

Mas atenção: ao final da brincadeira com a garrafa pet, certifique-se de que não ficou nenhum pedaço espalhado pela casa, assim seu amigo não corre o risco de se engasgar ou de se machucar com algum pedaço destruído.

Dicas para enriquecer o ambiente para o seu gatinho:

Enriquecimento ambiental para gatos

Os gatos adoram altura, é da natureza deles e é muito importante para o seu bem-estar. Ao contrário dos cães, eles não costumam sair de casa para realizar os seus passeios, por isso as atividades aqui serão um pouquinho diferentes das que nós mencionamos acima. 

Os gatinhos ficam muito tempo no mesmo ambiente e estimular brincadeiras é fundamental para evitar depressão e ansiedade e promover bem-estar para os bichanos. 

Por isso, confira as dicas que separamos para você ficar por dentro de como enriquecer o ambiente para o seu peludo. Confira as dicas! 

Caixa de papelão: Os gatos são conhecidos por amar caixas de papelão, não é mesmo? Então, sempre que você tiver uma caixa dessas em casa, já deixe reservada para o seu gatinho, ele vai amar interagir dentro da caixinha. Você pode colocar ração dentro da caixa e deixar que seu gato fique à vontade para desfrutar desse recurso. 

Outra dica legal para fazer bom proveito da caixa de papelão é construir um castelinho ou casinha, você pode adaptar as caixas com entradas e saídas, assim, seu gato irá brincar quando quiser. 

Caminho aéreo: Como já dissemos, os gatos amam altura, pois eles se sentem mais seguros e confortáveis em lugares na vertical. Por isso, invista em caminhos aéreos pela casa, para que o seu gato possa pular de uma estrutura para a outra. Você pode utilizar pequenas partes de madeira e fixá-las em obstáculos aéreos por um determinado cômodo da casa, ele vai adorar e vai se sentir superconfortável nesse ambiente. 

Em lojas ou mercados de produtos para pet, você pode encontrar caminhas com estruturas de dois ou mais andares, geralmente essas caminhas vêm também com arranhadores, é o combo perfeito para que seu gato não se sinta ansioso. 

Caça ao petisco: Os gatos são conhecidos por serem ótimos caçadores. Para isso, existe uma forma bem legal e divertida de produzir um brinquedo que estimule seu felino a caçar um petisco. 

Você vai precisar de: 

  • Uma caixa de papelão; 
  • Liga elástica, 
  • Garrafinha pet. 

Retire a parte superior da caixa e depois coloque-a na horizontal, faça um furinho em uma das partes laterais (de preferência a parte que vai ficar por cima) e amarre a liga elástica pela caixa e depois na garrafinha pet, na garrafinha você pode colocar os petisquinhos ou a ração e deixar que seu bichano realize a caça pelo prêmio. Vai mantê-lo entretido e é uma atividade que os gatos adoram.

A importância do enriquecimento ambiental para os pets:

Agora que você aprendeu o que é o enriquecimento ambiental e como fazer em sua casa, consegue perceber a importância dele para o bem-estar e para a saúde do seu pet? 

Além de promover atividades lúdicas e didáticas para os bichinhos, ajuda no combate à ansiedade e à depressão. Animais felizes adoecem menos.

Se mesmo após todos esses estímulos o seu pet não sentir ânimo para interagir e para brincar, procure um médico veterinário de sua confiança.

UPA PET trabalha 24 horas por dia e é referência em qualidade e em atendimento ao pet com preços populares e com profissionais especializados. Entre os serviços estão: emergência, consultas, especialidades, internações, exames, vacinações e muito mais.

Acompanhe nossas redes sociais

Seja um tutor herói e saiba como promover uma excelente qualidade de vida para o seu Pet.